Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

As ordens descritas neste item distribuem uma ordem grande em ordens menores ao longo do pregão. Nenhuma delas participa dos leilões ou leva em consideração o volume negociado em leilões. Seguem abaixo as suas respectivas descrições.

Uma ordem TWAP divide a quantidade total no período de tempo entre a hora inicial e a hora final. Este tipo de ordem é recomendado para pulverizar a ordem em execuções menores. Para lançar ordens no lote mínimo do papel (por exemplo de 100 em 100 para papéis BVSP), configure o campo Intervalo (s) em 0 ou calcule um intervalo, quantidade total e horário que permitam que o Robô lance as ofertas da forma desejada. Apesar da estratégia T-WAP trabalhar para lançar as ordens em intervalos regulares de tempo, se o campo Apregoar estiver marcado, é possível que uma ordem seja antecipada se houver um preço melhor que a média do período anterior. Caso o objetivo seja executar com preço médio melhor que a média ponderada pelo volume do mercado no período, use V-WAP ou V-WAP (Hist. Volume).

...

Info

 Atenção: A VWAP força a execução no início e não leva em consideração o volume do leilão de abertura, mesmo que seja colocada antes do leilão.

Detalhamento dos campos

 

Ativo

O código do ativo que será comprado ou vendido nesta ordem. Ex.: PETR4, VALE3 etc. (Obrigatório)

Quantidade

Quantidade deste ativo a ser negociada (Opcional, pode usar o Financeiro).

Max/Min % (qtd lotes)

Limite de participação no mercado. Pode ser definido um limite mínimo ou/e um limite máximo. Evite usar valores muito próximos para a porcentagem máxima e mínima, o que poderá fazer com que o Robô não aproveite boas oportunidades e dificultará a apregoação. (Obrigatórios somente para Volume Participation)

Limite de Preço

Preço máximo em que cada ordem enviada deve ser colocada. Tem prioridade sobre os demais parâmetros. Poderá fazer com que a ordem não execute por completo. (Opcional)

Financeiro

Valor financeiro que definirá a quantidade comprada ou vendida. Quando informado, faz com que a quantidade seja recalculada constantemente para que o valor financeiro final fique o mais próximo possível do pedido, podendo ficar levemente acima ou abaixo de acordo com o arredondamento realizado pelo lote mínimo do ativo. A quantidade desta perna não deve ser informada. (Opcional)

Intervalo (s)

Intervalo em segundos entre substituições de ordens colocadas para reposicionar a oferta novamente no topo do book. Caso a ordem seja tomada esta é substituída imediatamente, sem esperar o fim do intervalo. Caso o tempo passe e a estratégia fique atrasada, o Robô toma a mercado imediatamente, sem considerar este intervalo.

Configurar este valor para 5 ou mais segundos é recomendado para evitar excesso de substituições de ordens enviadas.

Caso o intervalo configurado seja muito curto, resultando em uma quantidade no mesmo menor que o lote mínimo, o Robô apregoará ou executará a quantidade mínima em fatores do intervalo. Na estratégia TWAP, o Robô sempre apregoa e toma o lote mínimo.

Por exemplo: Uma ordem com quantidade total 100.000 configurada para executar em 125 minutos com intervalo de 5 segundos: 125 * 60 / 5 resulta em 1.500 períodos. Como 100.000 / 1.500 = 66,66, inferior ao lote mínimo de 100, o Robô substituirá a oferta apregoada em intervalos alternados de 5 s e 10 s. (Obrigatório)

Período VWAP (S)

Período usado no cálculo da média do preço ponderado pelo volume.

Quantidade ignorada no book

Define a quantidade a ser ignorada no topo do book para definir o preço de apregoação. É útil para evitar que o preço do Robô seja manipulado. (Pode ser zerado)

Hora inicial

Hora do início da execução da ordem. (Obrigatório)

Hora final

Hora de término da execução da ordem. O default é deixar a ordem executar até o final do dia. (Obrigatório)

Até o final do dia

Se este campo estiver marcado, o campo Hora Final será configurado com o horário final do ativo selecionado.

Preço lim. (% 1o trade)

O Robô cria o Limite de Preço adicionando uma porcentagem ao primeiro trade que executar. Este campo e os campos “Limite p/ tomar” são marcados ou desmarcados por um clique na seta posicionada no topo à direita das descrições destes campos. (Opcional)

Limite p/ tomar (% últ)

O Robô limita o preço de ordens lançadas a uma porcentagem calculada sobre o preço do último trade do papel. Se o último negócio não estiver disponível, será usado o preço de fechamento. (Opcional)

Limite p/ tomar ($ últ)

O Robô limita o preço de ordens lançadas a uma diferença calculada sobre o preço do último trade do papel. Se o último negócio não estiver disponível, será usado o preço de fechamento. (Opcional)

Limite p/ tomar (% bid/ask)

O Robô limita o preço de ordens lançadas a uma porcentagem calculada sobre o preço de bid ou ask. Será sobre o preço de bid se estiver colocando uma oferta de compra ou será sobre o preço de ask se for uma oferta de venda. (Opcional)

Alerta de substituições

Número máximo de substituições para cada execução realizada. Caso este valor seja excedido, um aviso será enviado para o operador. (Obrigatório)

Lote ap. bolsa (iceberg)

Lote aparente a ser pedido na bolsa. Algumas bolsas exigem que este valor seja 10x o lote mínimo do ativo. Ex.: PETR4 deve ter lote aparente igual a 1.000. (Opcional)

Cliente

Código ou nome do cliente. Novos nomes de clientes podem ser cadastrados em FERRAMENTAS > CADASTRO DE CLIENTES. (Obrigatório)

Apregoar

Indica se a estratégia deve apregoar ou apenas tomar a mercado. Apregoar é especialmente recomendado para papéis menos líquidos. (Opcional)

Resetar ordem

Este campo é usado apenas na alteração. Se ativo, cálculos realizados até o momento serão resetados, ou seja, o cálculo de volume que já saiu no mercado será jogado fora e será reiniciado após a alteração da ordem.

Ignorar trades fora $ lim

Quando esta opção é marcada, trades com preço 'pior' (acima para compra ou abaixo para venda) do que o preço limite não são contados para o cálculo do volume/quantidade de mercado. (Opcional)

Forçar execução

Com esta opção ativada, toda a quantidade especificada será executada mesmo que a estratégia selecionada não esteja favorável naquele período. Mesmo assim, esta opção é subordinada à regra de ‘Limite de Preço’. Ou seja, caso ‘Forçar Execução’ esteja ativado e um ‘Limite de Preço’ seja definido, a quantidade especificada poderá não ser executada quando o ‘Limite de Preço’ for violado. (Opcional)

Preço would \ conclusão

Sempre que surgir uma contraoferta neste preço, o Robô lançará uma Ordem Sniper com o saldo da ordem, que terá a quantidade não executada automaticamente cancelada pela bolsa. A quantidade total executada nesta modalidade será limitada pela configurada no campo 'Pr would\conclusão'.

A ordem lançada, se executada, poderá superar a participação configurada no campo 'Max % de qtd' A quantidade executada nesta modalidade não é usada para o cálculo de volume executado pela ordem. Este campo não é usado para opções. (Opcional para as demais estratégias)

Qtd would\conclusão

Quantidade máxima que será executada caso o 'Pr would\conclusão' seja atingido. Deixe em branco para poder lançar todo o saldo restante, podendo executar todo o restante da ordem. Esta quantidade nunca é resetada e a parte would não executará mais caso toda a quantidade configurada seja atingida.

Qtd. Apreg. Would\conc.

Quantidade a ser apregoada no preço would, caso tenha oportunidade de apregoar no topo do book. Se não for preenchido, o robô lançará oferta que não permanecerão no mercado caso não sejam executadas. (Opcional)

Ativo Hedge

O Ativo Hedge será executado na direção oposta, conforme a estratégia executa. A quantidade do ativo Hedge será calculada com o mesmo financeiro executado na estratégia principal. (Opcional)

Razão Hedge

Proporção em cima do financeiro do ativo principal para calcular o financeiro do ativo hedge que será operado no sentido contrário. (Opcional)

Obs: Este campo só é mostrado se o campo “Ativo Hedge” for preenchido.

...

Campos específicos da Ordem Volume Part. (Opções)

Juros

Juros usados no cálculo da VOL ou para converter preços entre datas presentes e futuras, dependendo da estratégia configurada (Obrigatório)

Dias úteis

Dias úteis usados no cálculo da taxa de juros usada na VOL ou para a conversão entre datas do preço do ativo, dependendo da estratégia envolvida. (Opcional)

Automático

Se este campo for desabilitado, o campo Dias úteis será habilitado para a entrada dos dias úteis utilizados para o cálculo da taxa de juros.

Info

Existe uma sequência de prioridades nos campos das ordens direcionais. A ordem seguida, da mais prioritária para a menos prioritária, é: Limite de Preço > Participação Máxima > Quantidade > Participação Mínima > Velocidade.